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Metalomecânica

Sistema de comunicação

Comunicações Internas

As comunicações internas existem para divulgar informações diversas, tais como:
  • Informação sobre o desempenho e atividades relativas ao sistema de gestão da qualidade
  • Tratamento de Não Conformidades
  • Declaração Ambiental

Em função do tipo de informação e dos grupos visados, os meios utilizados são:
  • Manual de Gestão da Qualidade, realizado e coordenado pelo responsável da qualidade e distribuído a vários elementos, de acordo com a distribuição de documentos. Inclui a estratégia de gestão ambiental, a organização do sistema de gestão da qualidade, e responsabilidades dentro deste, tanto ao nível global como ao nível setorial, e a estrutura documental do sistema de gestão da qualidade.

  • Folhas de comunicação interna, realizadas e coordenadas pelo responsável da qualidade, distribuídas pelos vários setores e afixadas em locais visíveis e de fácil acesso para consulta por parte de todos os colaboradores. Utilizadas como meio de divulgar todas as mensagens relevantes para o sistema de gestão da qualidade, de âmbito mais genérico.

  • Campanhas de sensibilização, de acordo com a política e estratégia ambientais, e outros conteúdos.

Em situações de acidente, incidente ou emergência, o responsável da qualidade abre uma ficha de Não Conformidades onde descreve:
Os factos dos acontecimentos, feitos, consequências e extensão
  • Medidas tomadas
  • Resultados da pesquisa das causas
  • Ações corretivas e preventivas a implementar


Comunicação Externa

A comunicação externa do desempenho ambiental da empresa é efetuada da seguinte forma:
  • Divulgação da informação da empresa
  • Relação direta com entidades externas em caso de reclamação (clientes, fornecedores ou outras partes interessadas)
  • Publicações em meios de informação destinados ao público geral
  • Inclusão dos aspetos relevantes de ambiente em qualquer apresentação geral da empresa
  • Meios de divulgação da empresa (página na Internet, presença em Feiras, artigos na imprensa...)

As partes interessadas são as seguintes:
  • Comunidade local
  • Colaboradores
  • Autoridades nacionais, regionais e locais
  • ssociações empresariais e profissionais
  • Entidades de ensino profissional e da área do ambiente
  • Unidades industriais vizinhas e público mais próximo
  • Clientes
  • Fornecedores e contratados
  • Empresas de exportação para os mercados alvo e intermediários
  • Público em geral, mais especificamente aos vizinhos

A comunicação externa é desencadeada pelo responsável da qualidade durante ou após a ocorrência de situações de acidente e emergência, sempre que solicitado por entidades externas ou em caso de reclamação.

Nestas situações, o responsável da Qualidade esclarece as partes interessadas pela divulgação da comunicação descrita no ponto anterior.